Premissas para desmama precoce de bovinos de corte

30 agosto 2017

A Bellman / Trouw Nutrition desenvolveu um protocolo para a técnica da desmama precoce, por meio da qual os bezerros de corte são desmamados com aproximadamente 90 dias de idade fazendo uso de um pacote tecnológico, altamente nutritivo e palatável. O protocolo foi desenvolvido para melhorar a reprodução e o desempenho das vacas com baixas taxas de fertilidade, principalmente as categorias com índices menores que 50%, além de melhorar o ganho de peso dos bezerros.

Porém, para ter uma desmama precoce bem-sucedida, é necessário seguir algumas premissas, sugeridas a seguir:

Não utilizar produtos líquidos

O uso de produtos líquidos dificulta o fornecimento e manejo dentro de uma fazenda de gado de corte, uma vez que as estruturas são adaptadas para fornecimento de produtos sólidos.

Bezerro adaptado ao consumo de ração durante o desmame

Desmamar um bezerro precocemente de forma abrupta, sem que o mesmo já esteja adaptado a um consumo de ração adequado ao seu crescimento, é uma prática que promove stress aos animais, podendo afetar a imunidade e acarretar em redução da ingestão e deficiência de nutrientes, com consequente perda de peso corporal, prejudicando seu desempenho.

O bezerro deve estar consumindo 800 g/dia de ração para desmamar

Um consumo adequado de ração durante a remoção do bezerro/vaca, permite que o animal esteja adaptado a este tipo de manejo e a um consumo de nutrientes adequado ao seu crescimento, o que não acarreta em stress e redução em desempenho desse animal até completar os 7 meses de idade.

Desmama deve acontecer antes ou durante a estação de monta

Após a separação da vaca/bezerro, as mesmas apresentam um cio fértil em aproximadamente 10-12 dias, com grandes chances de voltar a emprenhar. Portanto, para que o resultado em aumento na fertilidade das vacas, com a técnica da desmama precoce, seja alcançada com eficiência, os animais devem ser desmamados de forma que a vaca esteja na estação de monta, com chances de voltar a emprenhar.

Desmama Precoce

Peso do bezerro aos 7 meses - 30 kg superior ao convencional

Os produtos da Bellman foram formulados para aproveitar o potencial de ganho dos bezerros, de forma que estes animais apresentem ao final do protocolo, aos sete meses de idade, um peso que seja superior aos seus contemporâneos, desmamados de forma convencional.